SERTÃO DAS ARTES


SOBRE O PROJETO


O Projeto Sertão das Artes começou em agosto de 2021 na Fundação Lica Claudino, em Uiraúna, Paraíba. Uiraúna fica a 476 km da capital do estado, João Pessoa, e é uma cidade pequena na região de Cajazeiras. Ela tem uma área de cerca de 294,495 km² e faz fronteira com outras cidades: ao norte, Luís Gomes-RN e Paraná-RN; ao sul, São João do Rio do Peixe-PB; ao leste, Vieirópolis; e ao oeste, Joca Claudino e Poço de José de Moura.

É nesse solo sertanejo e enquanto diferencial na vida de crianças e adolescentes que o Sertão das Artes foi pensado, planejado e hoje sendo executado. Realizar um projeto de tal dimensão em tempos como estes em que nos deparamos com a pandemia do COVID-19 é um grande desafio, no entanto, o desejo por realiza-lo é ainda maior. Seguindo o protocolo de segurança e tomando todas as precauções cabíveis o Projeto Sertão das Artes está em pleno funcionamento. Como forma de contemplar e expandir o Sertão das Artes, ele também está acontecendo no Bairro da AABB na Creche Mãe Chôta. Esse bairro por muitas vezes é estigmatizado pela violência, com altos índices de vulnerabilidade.

O Projeto Sertão das Artes tem por objetivo oportunizar a democratização do acesso a promoção dos direitos de crianças, adolescentes e jovens sertanejos, no qual tem atuação no município de Uiraúna, atendendo atualmente a 326 crianças, adolescentes e jovens, residentes na zona urbana e rural e também de outras cidades, através de atividades de arte e cultura por meio da oferta de oficinas de música, dança, artes cênicas e cultura digital, e oficinas de qualificação profissional em empreendedorismo cultural e produção cultural. Todas oficinas e cursos são oferecidas gratuitamente. Já foram qualificadas quatro turmas.


OFICINAS E CURSOS


O Projeto Sertão das Artes teve duração de um ano, sendo iniciado em agosto de 2021. E seu objetivo geral foi de: Realizar oficinas de música, dança, artes cênicas, cultura digital, empreendedorismo cultural e produção cultural para 300 crianças, adolescentes e jovens do município de Uiraúna. Esse objetivo foi alcançado. Conforme a tabela abaixo.

Tabela referente as oficinas e cursos abertos no período entre agosto de 2021 a agosto de 2022 e a quantidade de crianças e adolescentes inscritos.

Ao todo, entre oficinas e cursos, o projeto contemplou 499 pessoas, ultrapassando a meta estabelecida.

No objetivo específico do projeto de promover o acesso às crianças, adolescentes e jovens em atividades culturais. Pode-se constatar que esse objetivo foi atendido através das inscrições e participações nas oficinas, a médio prazo também foi possível constatar a Redução do índice de violação de direitos, essa afirmação parte da metodologia trabalhada nas oficinas pelos professores, assim como, eventos realizados na FLC, a exemplo do evento sobre diversidade, intitulado de "Viver a diferença", o que aconteceu pela primeira vez na FLC, e se tornou um projeto, que terá continuidade esse ano, com previsão para a realização no mês de novembro. O Projeto Sertão das Artes trouxe esse novo olhar para as pessoas e suas peculiaridades, tanto que as falas da população a partir desse evento foi de "quebrar o tabu", "abrir as portas para todos", "deixar entrar". Quanto a melhoria no rendimento escolar dos participantes percebe-se através das rodas de conversa realizadas tanto na fundação, como nas escolas tem surtido um melhor engajamento, apropriação por parte do aluno.

Sobre o segundo objetivo específico de qualificar 100 adolescentes e jovens como empreendedores e produtores culturais. Foi atingido de modo brilhante, ultrapassando o número de participantes. Foram formadas 01 turma do curso Empreendedorismo cultural – Aprendendo empreender; 01 turma do curso de Produção cultural, 02 turmas do curso Empreender na prática e 02 turmas do curso Marketing digital para as redes sociais. Além disso, também foi disponibilizado o curso de Photoshop com formação de 02 turmas e o curso de Operador de computador, onde 04 turmas foram formadas, foi o curso de maior quantidade de inscritos, esse curso, é o curso base da FLC. Quanto aos itens de encaminhar os participantes no mercado de trabalho e ampliar a renda familiar dos participantes, são dados que não temos quantitativamente, no entanto, é de conhecimento geral, o impacto dos cursos gerados na vida dos alunos e em seus empreendimentos, assim como, na vida acadêmica. São alunos que inspirados nos cursos da FLC saíram para fazer faculdade de dança na UFRN em Natal, mestrado de música também nesta instituição, assim como outros que demonstram e falam sobre o sonho de seguir nessa área cultural. Os depoimentos e participações são nossos maiores registros.


APRESENTAÇÕES CULTURAIS


Quanto ao terceiro objetivo de desenvolver ações que contribuam para o fortalecimento da convivência familiar e comunitária. Muitas ações e eventos foram voltados para esse objetivo, não só na cidade de Uiraúna, inclusive, como também fora dela, em outras cidades, assim, de fato aconteceu a participação das famílias dos participantes do projeto nos eventos promovidos pelo projeto, assim como, todos os eventos realizados pelo Projeto Sertão das Artes foi aberto à comunidade, eventos que aconteceram tanto na FLC como também, em praça pública e em outras cidades. Pelo que foi desenvolvido no projeto também pode-se afirmar que houve sim, um aperfeiçoamento no relacionamento e fortalecimento de vínculos dos participantes diretos do projeto, principalmente com o público adolescente, através da oficina de teatro.

Participação do Espetáculo o Som da Imagem / Sertão em eventos.

RESULTADOS


Cabe ressaltar que o Projeto Sertão das Artes enfrentou o desafio da pandemia, de acontecer tomando todas as providências necessárias para a não contaminação dos participantes, e mesmo diante desse contexto, conseguimos, porque acreditamos, e acreditamos tanto, que com a chegada do Projeto Sertão das Artes, criamos os Espetáculos O Som da Imagem e O Som do Sertão, hoje considerado o maior grupo da Fundação Lica Claudino, o grupo é composto por professores e alunos, envolvendo dança, música e poesia, integrantes de diferentes idades, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Esse espetáculo é o resultado do Projeto Sertão das Artes.

Assim, as páginas que se seguem são as descrições de tudo que aconteceu nesse período de acontecimento do Projeto Sertão das Artes, assim como, os registros fotográficos.


PARCEIROS



Veja o relatório completo cliclando no botão abaixo: