Oficinas Realizadas

Dança, Arte e Expressão

Essa oficina busca utilizar a dança, que além de ser um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo é também expressão de vida. Faz representar a singularidade de cada sujeito através da harmonia corporal, entre coreografia, movimentos ritmados e música.

Dança e Teatro Musical

Através do tripé, dança, teatro e música, busca-se dar espaço de desenvolvimento e aperfeiçoamento de habilidades para crianças e jovens protagonizar suas próprias histórias.

Oficina realizada pelo professor Theodoro Neto na Sala Zefa Claudino em Fundação Lica Claudino e na Creche Mãe Chôta localizada no Bairro da AABB, Uiraúna, 2021.

Dança Infantil

A dança infantil é um meio favorável, para que as crianças conheçam seu corpo, as suas limitações, enfrentem desafios, interajam com outras pessoas, expressem sentimentos e se comuniquem através da linguagem corporal, desenvolvendo suas capacidades físicas e intelectuais.

Oficina realizada pelo professor Maurício Camilo, no Studio de Dança em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021.

Dança Infanto-Juvenil

Essa modalidade tem como foco o movimento expressivo e criativo da criança e do adolescente, buscando explorar, pensar, criar e experimentar o movimento. Proporcionando aos participantes a riqueza de possibilidades que contribuirão na formação e no desenvolvimento integral de sua personalidade. Registros abaixo das três turmas que o professor acompanha sendo duas delas no Studio de Dança em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021 e a terceira turma na Creche Mãe Chôta, Bairro AABB, Uiraúna, 2021.

Oficina realizada pelo professor Maurício Camilo.

Musicalização Infantil

A oficina de musicalização infantil, tem como objetivo principal contribuir com o desenvolvimento global da criança, onde ela terá a oportunidade de vivenciar a linguagem musical através de brincadeiras, jogos musicais, em um espaço de sensibilização, construindo seu próprio conhecimento, através de práticas e reflexões musicais.

Oficina realizada pelo professor Lúcio, na Sala MS1 em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021.

Iniciação Musical

Na oficina de Iniciação Musical busca-se uma introdução da área de música e instrumentos. Aprende-se: o que é música? Para que serve a música? Uma breve história sobre a música brasileira. Assim como, demonstrações, altura e intensidade, duração, dinâmica, ritmo, melodia, harmonia, propriedades do som e tipos de compassos. Oficina realizada pelo professor Ewerton, na Sala MS1 em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021.

Bateria

Aprender tocar um instrumento musical, neste caso a bateria, é um fator importante para a evolução cognitiva de crianças e jovens, assim como adultos, que influencia diretamente na saúde física e mental dos mesmos, pelo ritmo, o movimento e a dispensa de energia.

Oficina realizada pelo professor Junior Anchieta na Sala MS3 em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021.

Violão

As oficinas de violão, com suas diferentes variações (básico, intermediário) buscam trabalhar noções básicas de acordes, ritmos, levadas e notação musical convencional e/ou alternativa; desenvolver a pratica de tocar em grupo, e promover o contato com novos estilos musicais.

Oficina realizada pelo professor Junior Anchieta na Sala MS3 em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021 e pelo professor Reginaldo na Sala MS2 em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021.

Teclado

Aprender a tocar teclado pode melhorar a sua saúde como um todo, já que o aprendizado do instrumento musical influencia na sensação de bem-estar, alivia a ansiedade, melhora seu humor e também contribui para gerar positividade na sua vida. Fora que também contribui para melhorar suas funções cognitivas.

Oficina realizada pelo professor Reginaldo na Sala MS2 em Fundação Lica Claudino, Uiraúna, 2021.

Acordeon

Primeiramente para construir as bases do estudo no acordeon, precisa-se de um método que dê segurança e prazer ao aluno. E é nesse sentido que esta oficina busca trabalhar habilidades como: aprender a tocar acordeon com as duas mãos; sentir a motivação de ver resultado positivo em cada aula; dividir suas experiências com outros alunos que se identifiquem com o acordeon.

Metais

Curso destinado a estudantes (de todos os níveis) de instrumentos de metais como trompete, flugelhorn, trombone de vara, trombone de pistos, bombardino/euphonium e tuba. Nas aulas são abordados aspectos como sonoridade, articulação, velocidade, flexibilidade, escalas, fraseado, técnica de estudo, pratica em conjunto entre outros, a partir da prática musical coletiva voltada para o repertório popular, que poderá variar de acordo com o nível e desenvolvimento do grupo.