Fundação Lica Claudino 50 anos de história
A Fundação Lica Claudino (FLC) celebrou em 2024 meio século de história em Uiraúna (PB) com um memorável desfile de rua que relatou toda a sua trajetória e transformação ao longo dos últimos 50 anos. O desfile, realizado nas ruas da cidade, contou com sete capítulos apresentando todos os marcos desta importante jornada no sertão da Paraíba.
O espetáculo retratou os principais eixos de atuação da fundação, que reforçam a sua missão de transformar vidas através da cultura, da educação e da inclusão social: profissionalizante, cultural, pedagógico, vida saudável e parceiros socioculturais. Por fim, uma singela homenagem, especialmente aquelas pessoas que já partiram, como o nosso saudoso visionário João Claudino Fernandes e padre Cleides Claudino, bem como ao atual benfeito, o Dr. João Claudino Júnior. Com coragem e esperança, eles deram vida a este projeto que iniciou com um prédio simples, algumas máquinas de costura e cursos de datilografia e culinária, pequenos passos que plantaram sementes de grandeza para toda Uiraúna e região.
Ao longo de sua trajetória, a Fundação Lica Claudino se envolveu em diversos projetos socioculturais que visavam transformar a realidade local por meio da arte e da cultura. Como o projeto "Sertão das Artes" o "Enfrente" e atualmente atuando com o projeto "Arte em Todo Canto", este com iniciativa do Governo Federal, através do Ministério da Cultura (Termo de Fomento (SEI 1446384) - PlataformaTransferegov.br nº 941306/2023). Hoje, o projeto Arte em Todo Canto continua a levar arte e cultura aos mais diversos cantos, democratizando o acesso à cultura e incentivando a expressão artística como meio de transformação social.
A fundação chegou à marca de mais de 600 pessoas atendidas diretamente através de diferentes cursos, dentro e fora da FELC. Cada uma dessas sementes floresceu e, com o passar do tempo, o trabalho inicial se expandiu para se tornar um verdadeiro polo de cultura e educação. Inicialmente sob a liderança incansável de Dona Fátima Claudino, que abraçou essa missão com o mesmo amor e dedicação de seus fundadores, a Fundação transformou-se num lar de acolhimento, de descoberta e de crescimento. Hoje, sob a direção de Joseclenia Claudino, crianças, jovens, adultos e idosos encontram na Fundação um espaço onde podem descobrir a magia da música, da dança, do teatro, na vida saudável e desenvolver habilidades para a vida, desde projetos socioassistenciais até aulas de empreendedorismo e informática.