HISTÓRICO

Em 1974 nasce em Uiraúna a Escola Profissional Lica Claudino, idealizada pelo empresário João Claudino Fernandes, que a equipou com os instrumentos necessários para oferecer cursos profissionalizantes à população da cidade. O nome Lica Claudino é uma homenagem à tia do seu idealizador, a quem ele muito estimava. O projeto foi acolhido com entusiasmo pelos uiraunenses que logo passaram a frequentar os cursos de Datilografia e Corte e costura oferecidos pela escola.

No final nos anos 90 a escola já ostentava um curso básico de informática. Mas o que já era bom poderia ficar ainda melhor. E foi o que aconteceu em 2001. A sede que antes funcionava num prédio pequeno passou a funcionar noutra área com maior espaço físico. Uiraúna ganhou então uma escola com instalações modernas, digna de sua gente. Salas de aula foram erguidas e aparelhadas além de escritórios, recepção e um auditório.

A Escola seguiu sua trajetória, participando de desfiles cívicos e oferecendo principalmente cursos na área de informática. Novos computadores, professores dedicados e a vontade de vencer desafios marcaram os primeiros passos da Escola em sua nova sede. Sob a direção de Fátima Claudino, ganhamos um novo impulso e a inabalável certeza de que os bons resultados são conseguidos com muito trabalho e decisões acertadas.

Em 14 de outubro de 2004, a então Escola passou a designar-se Fundação Educacional Lica Claudino, criada através da lei nº 7.551 pelo poder legislativo do Estado. Graças ao empenho da diretoria e de seu corpo de funcionários, a FELC conquistou um lugar de destaque na sua área de atuação, não só em Uiraúna, mas também nas cidades circunvizinhas.

Antiga logo
Antiga logo

Além do curso de Operador de microcomputador, passamos a ministrar também o de Digitação. Em 2005 os cursos foram melhorados e os computadores substituídos por outros mais potentes.

Passamos a ministrar outros cursos como Oratória, Montagem e manutenção de computadores e Inglês básico. Demos início também a ciclos de palestras, sobretudo destinados à juventude, além de workshops, como Marketing pessoal.

Em novembro de 2005 foi criado o Grupo de danças FLC e o Xaxado Arrasta-pé da Paraíba, formado em sua maioria por jovens alunos da FLC. Essa trupe composta de 21 componentes entre dançarinos e músicos recolocou Uiraúna no mapa dos bons espetáculos do sertão paraibano, pois leva alegria e informação ao público.

Grupo de Danças FLC
Grupo de Danças FLC

Em 2006 ampliamos a oferta de cursos, como Introdução à internet, Recepcionista e workshop Perdendo o medo de falar em público. Novas palestras foram proferidas. Novas metodologias de ensino foram implementadas, novas tecnologias aliadas a programas de computador impulsionaram a melhoria dos nossos cursos. Tanto trabalho nos conferiu o título de melhor escola de informática da região, atestado por pesquisa popular que apontou os destaques do ano.

Também na área cultural os avanços foram notáveis. Foi criado o grupo musical Cantart formado por jovens alunos da FLC, que acompanha o Xaxado Arrasta-pé da Paraíba em suas apresentações. Eventos culturais de impacto na sociedade foram realizados, onde destacamos o FelcCultural, que valorizou sobretudo o talento local, com palestras, entrevistas, exposições e apresentações de bandas de música e grupos de dança.

Já são quase oito anos de trabalhos realizados como Fundação Lica Claudino e nesse tempo muita coisa mudou. Hoje nos orgulhamos de ser uma Entidade que desenvolve atividades voltadas não só para a área de informática, sonhamos alto e conseguimos crescer ampliando a nossa grade de cursos, que atualmente comporta cursos na área musical e na área de dança.

As ações empreendidas pela FLC contribuem significativamente para o enriquecimento cultural da cidade de Uiraúna e região circunvizinha, ao tempo em que oferece ensino técnico profissionalizante e artístico de qualidade para jovens e adultos do alto sertão paraibano, através ainda de grupos culturais, proporcionando condições e ambiente propícios para o desenvolvimento de novas oportunidades de trabalho.

Levando em consideração que somos uma entidade sem fins lucrativos, e que visa a viabilização de uma cidadania socializadora e mais justa, os cursos são oferecidos a custos baixíssimos, acessíveis à todas as camadas sociais, além de concedermos bolsas de estudo a pessoas comprovadamente necessitadas ou desprovidas de recursos financeiros e as crianças e jovens que participam voluntariamente de nossos grupos culturais.

Esta é a Fundação Lica Claudino, trabalhando para oferecer uma melhor qualidade de vida à população uiraunense e circunvizinha e acreditando no fortalecimento de uma cidadania mais justa e igualitária.